sexta-feira, 20 de março de 2009

A Arte interativa.

A arte interativa no meu ponto de vista, como em qualquer "novidade" (pensando no aspecto de movimentos artísticos), tem seu lado aparentemente negativo, um lado que desvaloriza a obra e desmerece o autor, uma vez que cada receptor, primeiro observa, depois pensa e finalmente interfere na obra, tornando-se tambem autor da obra (multiautoria), fazendo parte dela e assim concluindo-a, independentemente da sua formação, cultura, habilidade ou opinião sobre ela. Essas atitudes fazem com que a obra ao contrário dos tradicionais quadros, por exemplo, nunca se conclua, tornando-as impossiveis de se registrar, trata-se de obras não materializadas que podem se perder com o tempo.
Contudo tem seu lado positivo, que quebra o conceito anterior de valorização, do que é ou não arte. Essa arte interativa representa fielmente a Arte Contemporânea (cheia de tecnologias e inovaçãoes), e o que é ainda melhor, preza uma democracia que facilita e possibilita o acesso ao mundo da arte.

2 comentários:

  1. Toda obra de arte está sujeita a críticas, sejam elas negativas ou positivas. O mais importante desse processo é que mesmo sabendo dos rumos negativos que uma obra possa tomar, o artista não se priva de criar e não deixa com que o medo da incerteza o domine.

    ResponderExcluir
  2. O verdadeiro artista, deve ousar sempre, só assim ele passa o que realmente sente e quer, sem medos.

    ResponderExcluir